
A "versão amável" do isolamento: sobre as dificuldades atuais e os verdadeiros métodos auxiliares
Dique de borracha: opção ou obrigação? Até pouco tempo, era possível ler discussões sobre quando era necessário um isolamento absoluto ou quando bastava um relativo. Mas, em tempos de Coronavírus, já não perguntamos se devemos isolar ou não, agora a pregunta é como.
Para oferecer a melhor proteção para os pacientes e pessoal da clínica frente ao contágio ou transmissão de SARS-CoV-2, é necessário adotar diversas medidas de higiene, como lavar as mãos e utilizar equipamentos de proteção individual, bochechos antes das consultas, e sempre que possível, diques de borracha.
O dique de borracha como barreira de proteção eficaz
O dique de borracha pode reduzir de forma notável os respingos contaminados de saliva com sangue, em especial, quando se utilizam peças de mão de alta velocidade e dispositivos dentais ultrassônicos. O dique de borracha é uma barreira eficaz contra os microorganismos presentes na boca e na garganta. No entanto, quando se utilizam os diques de borracha nas intervenções, deve ser realizado uma aspiração extraforte nos respingos. Minimizar ao máximo esses respingos é muito importante quando não se pode isolar com dique de borracha. Nesses casos, estão indicados os aparatos manuais, como os utilizados para remoção químico-mecânica das cáries e dos raspadores manuais para a remoção de cárie e raspagem periodontal.
Mal Fama
A utilização do dique de borracha convencional é associadaa à experiências trabalhosas e incômodas. Sua principal complicação é evitar os pontos de contato. Por tanto, se busca uma solução com distintas qualidades de borracha, fio dental e lubrificantes hidrossolúveis. Por uma parte, isso é desagradável aos pacientes, por outra, normalmente não permite que a mesma pessoa conclua o procedimento, por isso é difícil calcular os tempos.
A «versão amável» do dique de borracha
OptraDam Plus de Ivoclar Vivadent é uma solução cômoda para o isolamento sem contaminação da área de trabalho. Graças à estrutura de fixação integrada de anéis de resina flexível, OptraDam Plus é muito fácil de colocar na boca do paciente [1]. A guia para a perfuração é posicionada de forma que a borracha se adapte automaticamente aos sulcos. Isso melhora a vedação cervical e o conforto de uso [1]. Geralmente, não são necessários grampos de metal. A alta elasticidade do material de látex facilita o trabalho com os pontos de contato e o isolamento dos dentes [1].
Você gostaria de saber o que é para a Dra. Brady (EE. UU.) um «dique de borracha amável» e quais são os benefícios do isolamento com OptraDam Plus? Dê uma olhada nesse pequeño vídeo.