
Colocando à prova uma nova geração de materiais totalmente cerâmicos
A Piazza del Popolo em Ascoli Piceno é considerada uma das praças mais bonitas da Itália central. É uma caminhada de apenas cinco minutos do belo centro Trastevere da cidade para chegar ao consultório odontológico de dois membros da família Narducci. Aqui, o técnico de prótese dentária Gennaro Narducci e seu filho e dentista Federico Narducci montaram um centro odontológico dedicado à odontologia digital equipado adequadamente com CAD/CAM, tecnologia de imagem tomográfica e muito mais.
Como em muitos outros laboratórios e consultórios dentais, uma grande parte das restaurações de cerâmica pura é feita de óxido de zircônio no estúdio dos Narduccis. Eles observaram de perto os esforços dos fabricantes para desenvolver materiais de zircônia com propriedades translúcidas aprimoradas e perceberam:
“Até o momento, um aumento na translucidez sempre significou uma diminuição na resistência. Construir espaços em branco em diferentes camadas de cores apresenta uma abordagem interessante, mas ultimamente não corresponde à estrutura do dente natural. Com a introdução do IPS e.max ZirCAD Prime na Itália, nos perguntamos se o desenvolvimento deste material forneceria uma solução para os inconvenientes do passado. De acordo com o fabricante, esse material combina alta resistência com as altas propriedades estéticas esperadas de materiais cerâmicos de alta qualidade. Portanto, nós queríamos realizar um teste de campo para ver se o IPS e.max ZirCAD Prime cumpre o que promete. Como as coroas unitárias e as pontes fixas de três elementos constituem a maior parte do nosso trabalho de prótese dentária, planejamos testar o novo material em cada uma dessas duas indicações."