
Dicas para a clínica da Dra. Bethany Rushworth: manejo do estresse
Dentista premiada e autora de várias publicações científicas, a Dra. Bethany Rushworth se dedica ao desenvolvimento pessoal dos dentistas há anos. Seus anos de experiência como Coach lhe deram uma perspectiva muito interessante sobre a odontologia do dia-a-dia. Nesta série de blogs, ela relata sua experiência e oferece a você uma oportunidade única de aprender mais sobre o trabalho que realiza para contribuir com seu desenvolvimento profissional.
Neste blog, a Dra Bethany Rushworth explica como lida com o estresse em seu dia-a-dia:
Coloque na agenda.
Para mim, isso tem dois significados. Primeiro, se eu tenho algo que preciso finalizar, eu escrevo em minha agenda. Ter tudo escrito em um só lugar tira um pouco da carga de minha mente, pois não fico preocupada em esquecer de fazer algo. Eu recorro à minha lista regularmente e a reorganizo com base no que é minha maior prioridade. Sou realista e aceito que só consigo fazer um limite coisas a cada dia ou semana e movo as tarefas de menor prioridade para o final da lista. A outra maneira que uso minha agenda é reservar um tempo a para mim mesma. Ao invés de não fazer nada nada, faço uma massagem ou uma caminhada, este é o tempo reservado e eu tento levá-lo tão a sério como se eu tivesse reservado outro compromisso para aquele momento. Se eu permitisse que cada espaço de tempo disponível fosse preenchido, eu nunca teria tempo para mim; e quando isso acontece, eu sei por experiência própria que acabo me sentindo estressada e sobrecarregada.
Aprenda quando dizer não
Ao tentar construir uma marca, reputação/nome para si mesmo ou para negócios, inevitavelmente você não terá o luxo de recusar trabalho ou oportunidades. Dito isso, é importante reavaliar regularmente para o que você está dizendo sim ou não e se estes estão contribuindo para o todo e para o seu objetivo. Ao dizer isso, não quero dizer apenas fazer coisas que te beneficiem. Mas se você está se sentindo sobrecarregado, liste todas as suas tarefas e compromissos pendentes e avalie se tudo precisa ser mantido. Quando eu digo sim a alguma coisa, eu sempre dou o meu melhor; portanto, como os projetos com os quais me envolvi ficaram maiores e mais demorados, tive que ter muito cuidado com o quanto concordo em fazer para evitar comprometer a qualidade da minha produção por causa da quantidade e do medo de dizer não. Eu prefiro fazer uma coisa bem feita do que três mal feitas.
Lista de tarefas/quando você chegar em casa
Algo que realmente me ajuda a manter meu estresse sob controle é escrever uma lista de tarefas todas as noites antes de eu dormir. Eu compilo tudo o que preciso fazer no dia seguinte e também faço uma anotação das coisas que me consomem física ou mentalmente. Uma vez que a lista está finalizada, eu me sinto relaxada sabendo que eu não vou esquecer de nada, e eu me forço a ter em mente de que uma vez na lista, deve ser resolvido no dia seguinte e não na minha cabeça às 11 horas da noite!
Aplicativos de atenção plena como Headspace e Calm
Nos últimos meses tenho usado aplicativos de atenção plena quase diariamente. Em particular quando estou tentando dormir, acho que minha mente vagueia por todas as coisas que tenho que organizar ou trabalhar, então usar uma meditação guiada ou atividade de relaxamento me força a reservar um momento para relaxar e obter um efeito perceptível na qualidade do meu sono. Ao usar esses aplicativos no meu telefone na hora de dormir, me certifico que a tela está virada para baixo e evito desbloquear a tela o máximo possível, pois a luz me desperta – mesmo no modo noturno!
Exercício
Sempre achei o exercício uma excelente maneira de manter os níveis de estresse sob controle. Pessoalmente, eu gosto de treinos em alta intensidade, rápidos que não me dão muito tempo para pensar em outra coisa além do quão desafiadora é a sessão! Isso não é possível todos os dias, mas se eu estiver sentindo a necessidade de uma fuga, reservo uma aula na minha academia. Também acho que algumas músicas (seja com fones de ouvido ou em um ambiente de treino) ajudam a clarear minha mente e nunca me arrependo de um treino. Existem muitos tutoriais on-line de exercícios gratuitos curtos e eficazes, por isso, mesmo que você não possa ir a uma academia, é provável que você tenha acesso à internet em casa e possa colocar seu treino por rápidos 20 minutos.
Regra dos cincos
Meu último conselho para manter o estresse sob controle é a minha regra dos cincos. Se algo está me incomodando, penso em quanto tempo esse assunto ou incidente em particular vai me afetar. Isso ainda vai me incomodar em cinco anos? Cinco meses? Semanas... Dias... Horas? Isso me permite manter as coisas em perspectiva e me permite alocar uma quantidade proporcional de espaço cerebral para ele! Um exemplo simples seria o estresse no trânsito – alguém buzinando para mim ainda estará me perturbando após cinco horas? Provavelmente não, portanto, definitivamente não vale a pena ficar chateado com isso! Aprendi a aceitar que meus sentimentos iniciais ou pensamentos em relação a uma situação são improváveis de mudar, mas a maneira como eu respondo a isso e o quanto eu deixo eles me consumirem pode ser trabalhado e está significativamente sob meu controle. Leia o livro do Prof. Steve Peter, "O Paradoxo do Chimpanzé". É um conceito semelhante em relação à reação/resposta inicial e respostas mais consideradas a partir disso, mas a minha regra dos cincos permite que a resposta considerada seja racional e proporcional!
Saiba mais sobre definição de objectivos em nosso próximo blog.
Contact: bethanyrushworth@outlook.com
Dr Bethany Rushworth
108-110 Town St,
Horsforth, Leeds
United Kingdom