
Mais conforto: plano de tratamento e impressão também são possíveis digitalmente
Trabalhar digitalmente significa: Muito mais eficiência, métodos de trabalho mais rápidos e confortáveis. Isso traz satisfação ao técnico e ao dentista, além de tornar a vida do paciente mais fácil. Embora os profissionais se beneficiem de um plano de tratamento melhor, os pacientes podem desfrutar dos tempos de tratamento reduzidos e não precisar serem submetidos a procedimentos clássicos de moldagem. Leia uma entrevista com Josef Schweiger, técnico em odontologia, e sua esposa, Andrea Schweiger, que estava disponível como paciente e que, entre outras coisas, foi submetida a uma cirurgia ao vivo.
Sra Schweiger, que vantagens você experimentou com o uso de técnicas digitais em seu tratamento até agora?
Andrea Schweiger: Os tratamentos tornaram-se muito mais confortáveis. Começando com a moldagem. A moldagem agora é obtida digitalmente com o chamado scanner intraoral. Não há mais aquela moldeira volumosa com pasta fria de sabor desagradável na boca. Eu sempre achei esse procedimento extremamente desconfortável.
Josef Schweiger: Há pesquisas sobre qual a experiência mais desagradável no consultório. A moldagem clássica foi a vencedora em primeiro lugar. Muitos pacientes sentem-se totalmente desamparados nessa situação. Algumas pessoas começam a vomitar. Nada disso acontece durante a moldagem digital, o que é uma enorme vantagem para o paciente. E, é claro, também para o dentista, porque esse procedimento é muito mais fácil e rápido. Além disso, áreas de difícil acesso podem ser digitalizadas novamente sem esforço adicional. Com o método convencional de moldagem, o material de moldagem precisaria ser misturado novamente e seria necessário obter um novo molde, o que custaria dinheiro e tempo.
Por que muitos dentistas ainda fazem moldagem convencional?
Josef Schweiger: Muitos dentistas ainda não estão convencidos. Geralmente, eles não percebem porque devem mudar para uma moldagem digital quando o método convencional leva ao resultado desejado. Mas tenho certeza: a moldagem intraoral digital prevalecerá a longo prazo. Simplesmente porque novas indicações e conceitos de tratamento provavelmente chegarão onde esse procedimento é necessário. Por exemplo, na técnica "Munich Implant Concept" ou quando, em algum momento no futuro, a estrutura interna dos dentes também puder ser registrada. Isso só será possível digitalmente.
Sra Schweiger, de que outra forma o CAD e o CAM tornaram sua experiência como paciente mais fácil?
Andrea Schweiger: Ouvi meu marido usar os termos CAD e CAM muitas vezes. Particularmente, estou feliz que houve muito menos consultas durante o meu tratamento. Isso, é claro, economiza a quantidade de tempo que tenho para investir como paciente. Digitalmente, necessitamos de menos consultas com o dentista.
Josef Schweiger: A digitalização permite novos conceitos de tratamento, e uma das vantagens reside justamente no fato de os dentistas atingirem seu objetivo mais rapidamente. O resultado é mais eficiente para todos os envolvidos: para os dentistas, para os laboratórios e, principalmente, para os pacientes. Até o planejamento é mais rápido. Por meio do pré-planejamento digital, somos capazes de definir o objetivo do tratamento com precisão - e atingir isso quase 100%. Tudo se encaixa. O CAD/CAM torna os resultados previsíveis.
Sra Schweiger, você consegue pensar em outras vantagens?
Andrea Schweiger: Gosto do fato de que meus dados são facilmente recuperáveis a qualquer momento devido à moldagem digital. Se uma restauração específica precisar ser refeita - por exemplo, porque a antiga foi quebrada - a restauração poderá ser duplicada de maneira rápida e fácil. Com o toque de um botão. Está tudo no banco de dados.
Josef Schweiger: Salvar dados digitalmente nos permite fazer coisas que eram apenas ilusórias no passado. Em breve, os dentistas poderão criar bancos de dados que ainda serão utilizáveis após décadas. Então, poderemos dar ao paciente os dentes exatos que eles tinham quando eram jovens.
Sr. e Sra. Schweiger, para resumir: Para você, qual foi a maior vantagem do uso de CAD e CAM do ponto de vista do paciente e do profissional de odontologia?
Andrea Schweiger: Como já mencionei, para mim, como paciente, a maior vantagem foi a moldagem digital, o que me poupou de muito desconforto.
Josef Schweiger: Como profissional de odontologia, atualmente vejo a maior vantagem na combinação de técnicas digitais com implantologia. Ao combinar a moldagem digital com as posições dos implantes, sou capaz de trabalhar com mais rapidez, eficiência e precisão, o que é uma grande vantagem.
Sobre os entrevistados:
Desde 1999, Josef Schweiger é chefe do laboratório de prótese dentária da Policlínica Prótetica da –Universidade Ludwig-Maximilians Munique/Alemanha. De 1984 a 1988, ele completou seu aprendizado como técnico em odontologia em Traunstein (Baviera). Josef Schweiger publicou vários artigos especializados em odontologia digital, técnicas de CAD/CAM e próteses de implantes. Desde 2017, ele também é chefe do departamento "Tecnologias digitais" da revista "Trabalho em equipe" na Teamwork Media Verlag (Deutscher Ärzteverlag). Seu trabalho se concentra em odontologia digital, cerâmica pura e tecnologia CAD/CAM. Andrea Schweiger trabalha como cabeleireira. Ela estava disponível como paciente como parte de um curso de treinamento em que também foi submetida a cirurgia de implante ao vivo.
Outra leitura obrigatória, neste caso escrita pelo Prof. Dr. Kordass, pode ser encontrada na última edição da Reflect, intitulada "Odontologia Digital: Como as medições virtuais da mandíbula tornam a prótese mais eficiente".