
Caso clínico: Material restaurador definitivo bioativo em Classe II - Dr. Rafael Ballista
Paciente de 52 anos, sexo masculino, queixava-se da restauração do seu dente estar "desgastando" e procurou atendimento com o objetivo de efetuar a troca da restauração. Ao exame clínico, verificou-se uma restauração realizada com cimento de ionômero de vidro (Fig. 1). Para este caso, optou-se pelo uso do Cention N, material definitivo, alkasite, indicado também para substituição de restaurações de cimento de ionômero de vidro e de amálgama.
Fig. 1- Situação Inicial.
Após anestesia e isolamento do campo operatório (Fig. 2), foi realizada a remoção da restauração de cimento de ionômero de vidro (Fig. 3). Para este caso, não foi utilizado sistema adesivo pois o Cention N permite uma aplicação direta na cavidade quando o preparo for retentivo, sem necessidade de condicionamento e/ou sistema adesivo prévio.
Fig. 2- Isolamento do campo operatório.
Fig. 3- Situação dental após a remoção do cimento de ionômero de vidro.
O Cention N System Kit é apresentado em 2 frascos: um contendo o pó e o outro, o líquido (Fig. 4). O produto deve ser manipulado na proporção de 1 gota para 1 colher do pó (1:1). O Cention N System Kit também contém com 1 bloco de espatulação específico (que impede a absorção do líquido), 1 colher medidora para o pó e uma espátula de manipulação e inserção.
Fig. 4- Apresentação do Cention N System Kit.
Para manipulação deste produto, o pó e o líquido foram dispensados um ao lado do outro sobre o bloco de mistura próprio (Fig. 5). O frasco contendo o líquido deve estar perpendicular à superfície do bloco ao apertar suavemente para expulsar uma gota. É importante certificar-se de que a gota se separa antes de entrar em contato com o bloco de mistura para evitar a inclusão de bolhas de ar, bem como, o posicionamento vertical do frasco também auxilia na prevenção de incorporação de bolhas. Em seguida, após agitar o frasco do pó, devemos carregar a colher de medição com pó e raspar o excesso de material na aba de plástico no bocal do frasco. Fechar cuidadosamente os frascos de pó e líquido após o uso. Separar o pó em duas porções igualmente grandes, usando uma espátula de plástico. Espalhar o líquido para ampliar sua superfície. Misturar a primeira porção de pó com todo líquido distribuído no bloco de mistura. Uma vez que os componentes tenham sido completamente misturados, adicionar o restante do pó e misturar novamente até se obter uma consistência homogênea. A mistura deve ocorrer entre 45 e 60 segundos (Fig. 6).
Fig. 5– Pó e líquido dispensados.
Fig. 6- Material após a manipulação.
Após a manipulação, o material foi inserido na cavidade. A opinião do Prof. Rafael Ballista é que a sugestão de aplicação na cavidade com a espátula que vem no kit é altamente recomendável pois permite um excelente manuseio e fácil inserção. Além disso, ele recomenda a aplicação do material comprimindo as paredes pulpar e axiais em movimentos firmes e, sempre no momento de remover a espátula, efetuar a sua retirada como se estivesse raspando e limpando a mesma. Outra observação importante é aplicar um pequeno volume extra de material na superfície oclusal, para que, no ato de efetuar a escultura, o acabamento e o polimento, exista uma quantidade ideal de material junto às margens (Fig. 7).
Fig. 7- Inserção do Cention N na cavidade dental.
Aguardou-se o tempo de cura total de 5 minutos (Fig. 8), para então realizar a remoção dos excessos com ponta diamantada de granulação fina. (Fig. 9).
Fig. 8- Resultado após a polimerização química (5 minutos).
Fig. 9- Resultado após acabamento e polimento.
Fig. 10– Resultado final.
Considerações finais do Professor:
Por ser um material bioativo, o Cention N libera íons de Cálcio, Flúor e Hidroxila quando em contato com pH ácido. Tais íons ajudam a prevenir a desmineralização do substrato dental. Os íons hidroxila regulam o valor do pH durante o ataque ácido e os íons Flúor e Cálcio podem dar suporte à remineralização do esmalte.
Optou-se por realizar uma técnica altamente eficaz e que permite maior qualidade estética em relação ao amálgama. A realidade clínica de todos os consultórios do país é muito distinta, e devemos oferecer sempre o melhor possível aos nossos pacientes.
Uma excelente opção ao amálgama é o produto Cention N que permite através de uma técnica simples e sem a necessidade de fotoativação, restaurar dentes com um material com alta quantidade de partículas de carga em apenas 1 incremento, pela presença de Isofillers (aliviadores de tensão). Além disso, o Cention N possui excelentes propriedades mecânicas – como, alta resistência à flexão (110MPa), e óticas – com translucidez de 11%.
O Cention N System Kit (15g pó + 4g líquido) rende 83 restaurações. O Setor público pode se beneficiar com a utilização deste material, por ser um produto moderno, super seguro em relação ao potencial tóxico do amálgama e seus subprodutos lançados no meio ambiente.
Depoimento:
"O material possui uma manipulação interessante, obtendo-se uma textura muito boa do produto para trabalho e uma alternativa estética muito atraente em relação ao amálgama. Por ser uma técnica simples e eficaz, a utilização do Cention N pode ser realizada em menos tempo sem necessitar de condições especiais. Desta forma, sua indicação vai ao encontro das mais variadas possibilidades restauradoras, especialmente em casos de atendimento em situações que demandam tratamento especial, tais como: pacientes com necessidades especiais, pacientes internados em casas de repouso, hospitais, acamados. Também recomenda-se a utilização na odontopediatria, odontogeriatria e em projetos sociais em comunidades com pouca ou nenhuma infraestrutura, como por exemplo, comunidades em locais de difícil acesso, como no interior do sertão e na Amazônia."
Dr. Rafael Ballista
-
Consultório privado desde 2001
-
Especialista em odontologia do trabalho – ABO-ES
-
Especialista em Prótese Dentária – São Leopoldo Mandic – RJ
-
Mestrado em Prótese Dentária - São Leopoldo Mandic – Campinas – SP
-
Harvard dental implant course – USA
-
Diretor Científico do Advanced Training Center – Vitória - ES