
Caso Clínico - Reanatomização estética simplificada em incisivos laterais superiores - Dra. Alice Maria de Oliveira Dal Piva
Paciente H.S., do sexo masculino, 21 anos, procurou o serviço insatisfeito com a forma dos elementos 12 e 22, que mesmo após conclusão do tratamento ortodôntico, ainda apresentavam discreto diastema. Foi realizado clareamento caseiro no paciente, e proposto tratamento restaurador com resina composta. As fotos iniciais do paciente podem ser vistas nas figuras 1 e 2.
Fig. 1: Foto inicial do paciente extraoral.
Fig. 2: Foto aproximada do sorriso inicial.
Para este caso foi feito um planejamento digital do sorriso para escolha do melhor tratamento a ser realizado (Fig.3). A partir desta análise foi confeccionado um enceramento digital e em seguida um mock-up para avaliação intraoral do resultado planejado (Fig. 4).
Fig. 3: Desenho digital do sorriso.
Fig. 4: Foto Intraoral da prova do mock-up.
Após aprovação do mock-up, foram propostas restaurações apenas com acréscimo de material restaurador, sem desgaste de estrutura dental. Prosseguimos com a seleção de cor das resinas utilizando isolamento relativo com OptraGate no tamanho Small. Neste caso, utilizamos as resinas Tetric N-Ceram na cor Dentina B2 e Tetric N-Ceram na cor Bleach M (Fig.5).
Fig. 5: Seleção de cor das resinas compostas. Foram selecionas as resinas Tetric N-Ceram na cor Dentina B2 e Tetric N-Ceram na cor Bleach M.
Após profilaxia com pedra-pomes, o próximo passo foi tratar superfície do esmalte dentário. Para isso, foi colocado fio retrator e isolamento dos dentes adjacentes para condicionamento com ácido fosfórico 37% (N-Etch) seguido pela aplicação do sistema adesivo. O Tetric N-Bond Universal (Fig.6) foi aplicado ativamente por 20 segundos e em seguida foi aplicado forte jato de ar para evaporação do solvente, e então o adesivo foi fotoativado por 10 segundos, utilizando um fotopolimerizador Bluephase Style (1.200 mW/cm²) (Fig.7).
Fig.6: Aplicação do sistema adesivo Tetric N-Bond Universal.
Fig. 7: Fotoativação do sistema adesivo Tetric N-Bond Universal por 10 segundos.
A técnica de estratificação simplificada, englobando faces proximal e incisal (Classe IV), consistiu na aplicação de: uma camada de Tetric N-Ceram na cor Bleach M na face palatina, com auxílio de guia em silicone confeccionada a partir do modelo impresso. Em seguida, utilizamos uma resina de dentina Tetric N-Ceram na cor B2 devido sua opacidade, para equilibrar a translucidez e substituir a dentina no corpo da restauração. E para reprodução do esmalte dental, uma camada de resina Tetric N-Ceram na cor Bleach M foi aplicada (Fig.8). Cada incremento de resina foi fotoativado individualmente por 10 segundos, utilizando o Bluephase Style (1.200 mW/cm²).
Para acabamento e polimento das restaurações foram utilizados discos de lixa, escova de carbeto de silício Astrobrush, pontas de borracha Astropol e disco de feltro com pasta de polimento (Fig. 9).
As restaurações após a conclusão foram aprovadas pelo paciente, suprindo suas queixas (Figs. 10 a 12).
Fig.8: Estratificação das restaurações dos elementos 12 e 22.
Fig. 9: Acabamento e polimento imediato das restaurações.
Fig.10: Aspecto final das restaurações nos elementos 12 e 22.
Fig. 11: Foto final do sorriso do paciente.
Conclusão sobre o caso e depoimento sobre os produtos da linha Tetric N-Line
A realização do tratamento restaurador com as resinas Tetric N-Line foi extremamente satisfatória devido sua facilidade de reprodução estética com poucos materiais, bem como sua consistência, fácil manuseio e bom polimento. Além disso, um isolamento confortável e uma fototivação de alta qualidade, nos dão uma segurança e garantia de um trabalho eficiente.
Drª Alice Maria de Oliveira Dal Piva
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Saúde da Família, aluna de Especialização de Prótese e Dentística pela Unifuturo. Atualmente trabalha em clínica particular e no Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Potiguara no Estado da Paraíba como cirurgiã dentista.