
Um olhar por trás dos bastidores da impressão 3D: O teste beta PrograPrint no laboratório odontológico
Queremos aproveitar todo o conhecimento de especialistas externos durante o desenvolvimento dos nossos produtos. Para isso, envolvemos técnicos em prótese dentária de laboratórios comerciais nos nossos projetos de desenvolvimento. Leia a terceira parte da série de artigos sobre o desenvolvimento do sistema PrograPrint, que trata da execução e do resultado do teste beta.
Por que um teste beta é executado durante um projeto de desenvolvimento?
Uma equipe grande, formada por técnicos em prótese dentária, engenheiros e pesquisadores de materiais, trabalhou durante vários anos em estreita cooperação no projeto de desenvolvimento do sistema PrograPrint. Foi planejado e projetado um produto em conformidade com requisitos regulatórios e específicos do mercado. Para garantir a satisfação total dos usuários e impedir que eles sejam expostos a uma infinidade de problemas durante o uso, os chamados testes alfa e beta foram realizados durante a fase de desenvolvimento.
Ambos os testes servem para identificar, eliminar ou minimizar fontes de erros durante o uso real do produto. Além disso, as pessoas envolvidas nos testes podem encaminhar suas experiências aos desenvolvedores, para que seus comentários possam ser integrados ao desenvolvimento contínuo do produto. Para o teste alfa, os testadores são funcionários internos da empresa, que não estão diretamente envolvidos no desenvolvimento. Já no teste beta, técnicos em prótese dentária de laboratórios comerciais verificam o produto em desenvolvimento nos mínimos detalhes. Os técnicos em prótese dentária ficam em contato direto com os desenvolvedores durante a fase de teste, a fim de poderem informar rapidamente sobre a ocorrência de erros e dar um parecer sobre novas soluções.
Quem é responsável por testar os sistemas PrograPrint no teste beta?
A fim de testar o sistema PrograPrint em situações reais de uso, laboratórios odontológicos selecionados na Alemanha, Itália, Liechtenstein, Suíça e nos EUA receberam um protótipo do sistema PrograPrint. Os testadores são técnicos em prótese dentária certificados e independentes, com grande experiência na área CAD/CAM. Isto serve para garantir que eles sejam capazes de testar e avaliar de maneira crítica as características e funções básicas do sistema PrograPrint quanto às exigências de um laboratório odontológico. Além disso, eles avaliam também a operação, o manuseio de materiais e a precisão. Alguns dos testadores já utilizam impressoras 3D para aplicações dentárias e, assim, são capazes de comparar os pontos fortes e fracos do sistema com outros sistemas. Já os testadores sem experiência em impressão 3D puderam fornecer feedback valioso sobre a integração do sistema PrograPrint em seus processos de trabalho em prótese dentária. Durante um período de dez meses, um total de oito laboratórios de teste acompanhou o desenvolvimento durante os testes beta e participou fornecendo feedback.
Digital dentistry and dental technology: The dental world in transition
Qual foi o resultado do teste beta PrograPrint?
O teste beta serviu para aprimorar ainda mais o sistema PrograPrint e adaptá-lo às exigências dos laboratórios odontológicos. Ao final, todos os testadores concordaram:
a impressora 3D PrograPrint PR5 impressiona pela precisão sem cedências em toda a superfície de construção, assim como pelo manuseio limpo e sem contato dos materiais. Os equipamentos de limpeza e pós-polimerização são fáceis de usar e fornecem resultados rápidos. Os materiais da impressão 3D complementam o fluxo de trabalho e fornecem objetos impressos de alta precisão.
O fluxo de trabalho comprovado do sistema PrograPrint oferece uma vantagem decisiva: todos os componentes necessários são perfeitamente coordenados entre si. Isto permite um ajuste confiável desde a primeira impressão, seja em modelos, placas ou objetos de queima. O usuário não precisa se preocupar em realizar testes cansativos de aplicação e pode confiar nos parâmetros de processo pré-definidos e comprovados.
Assim, o sistema PrograPrint é perfeitamente adequado para laboratórios odontológicos que buscam uma entrada fácil no mundo da impressão 3D. Mas, além disso, ele também é excelente para o uso em laboratórios experientes, com altas exigências quanto aos resultados de impressão.
“O PrograPrint é simplesmente impressionante. Com ele, eu consigo resultados de impressão realmente precisos. Não são necessários retoques adicionais e a coloração dos modelos impressos é incrível. Finalmente, o meu fluxo de trabalho digital está completo.”
– Dominique Vinci, Suíça
“Estou impressionado com o alto nível de precisão dos resultados de impressão. A adaptação dos modelos com troqueis, é especialmente surpreendente. A operação do sistema é muito simples e clara – simplesmente excelente!”
– Lee Culp, EUA
O que acontece após o teste beta?
A fase do teste beta foi concluída e documentada com sucesso e o sistema PrograPrint liberado para venda. Agora, o sistema será utilizado por outros técnicos em prótese dentária no mundo todo. No entanto, mesmo após a introdução do produto no mercado, nossa equipe de desenvolvimento continua trabalhando em novos aprimoramentos e materiais, a fim de otimizar e expandir continuamente o fluxo de trabalho digital na tecnologia dentária.
Leia nos outros artigos da série do Blog a entrevista sobre a história da impressão 3D e obtenha insights interessantes sobre o desenvolvimento e a produção do sistema PrograPrint.